Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Novelo de Lã
Deseja conhecer mais sobre novelo de lã e quanto é preciso para fazer criar as peças mais comuns? Acompanhe o que trouxemos para você!
Novelos de lãs e fios de tricô são símbolos de organização e versatilidade. São os itens da categoria têxtil mais vendidos no comércio de armarinhos.
Ao serem preparados, são cuidadosamente montados após vários metros de fios serem penteados, torcidos e até tingidos. De outro modo, podem ser facilmente feitos por crocheteiros e tricoteiros quando precisam colocar em ordem os novelos comprados que se soltaram.
O que é um novelo de lã?
Novelo de lã é um emaranhado de fios e lãs tradicionalmente usado no tricô.
O novelo de lã tem um formato único em que se enrola todo o filamento ao ponto de não danificar o material e facilitar o manuseio na hora de produzir.
Ele apresenta direções diferentes de emaranhado, o que quase sempre fica nas diagonais e o desemaranhar se inicia ao puxar a ponta solta do interior do novelo.
Qual a diferença entre lã de tricô e fio de tricô?
Lãs e fios são quase sempre confundidos. Na realidade, lã de tricô é de origem animal, portanto suas fibras são produzidas a partir da extração da pelagem de ovelhas, carneiros, cabras e coelhos.
Mas, no Brasil é habitual chamar certas lãs de fios, até mesmo os sintéticos. Isso porque o toque é muito semelhante.
Os fios, por outro lado, variam entre fibras sintéticas, caso do acrílico tirado do polímero, vegetais, como o bambu, ou animais. Cada tipo de fio tem fibras com suas peculiaridades, como serem mais finas que outras, ou mais longas, espessas, brilhosas, etc.
Quem criou o novelo de lã?
Tudo começou na Mitologia Grega, quando a princesa Ariadne quis solucionar o problema de um labirinto que sua paixão, Teseu, deveria encarar. Ariadne simplesmente deu a Teseu um novelo de lã, com o qual ele deveria desenrolar e marcar o caminho de volta.
Muito tempo depois, surgiu a expressão “fio de Ariadne”, e o modelo de armazenagem das lãs e linhas se popularizou.
Como se faz um novelo de lã?
É possível criar novelos de lã de diferentes tamanhos, a depender da quantidade, por meio de técnicas interessantes, com as próprias mãos. E quando lãs, linhas e fios são desenrolados, ao certo acontece uma desorganização.
A técnica mais conhecida é girar o filamento entre o dedo indicador e o polegar no sentido do número oito. Após algumas voltas, tire os dedos do pequeno novelo de lã e junte as duas extremidades. Então continue a enrolar no sentido diagonal.
Outra alternativa é usar rolinhos de papelão. Passe uma parte do fio por dentro, prenda ele com o dedo e enrole o restante em volta. Primeiramente, dê cerca de 20 voltas na horizontal, e, em seguida, intercale de modo a ficar enviesado, e sempre girar o rolinho com firmeza para que o novelo de lã não fique mole.
Quantos metros tem um novelo de lã?
A metragem do novelo de lã varia de um novelo para outro, de modo a apresentar no rótulo peso, Tex e diâmetro compatíveis.
No momento da produção dos fios de lã, são utilizados cones fixados para que se atinja a quantidade de metros necessária, quantidade esta que é definida de acordo com os critérios de cada fabricante.
O que dá para fazer com um novelo de lã?
Pode-se fazer peças inteiras de vestuário que sejam em tamanhos menores e com pouco acabamento. Iniciantes no tricô, conseguem aproveitar apenas um novelo de lã para fazer:
Gola;
Touca;
Gorro;
Acessório para bebê;
Blusa curta;
Cropped;
Colete;
Regata;
Short.
O legal de usar apenas um novelo de lã, é poder treinar o mesmo tipo de peça várias vezes. Sendo que você precisará comprar mais novelos e separar 1 para cada peça.
Essa tática funciona muito bem para pequenos empreendedores de crochê e tricô, pois gasta-se pouco e produz um tanto razoável.
Quantos novelos preciso para fazer peças de lã?
Utilizar mais de um novelo de lã é, sob outra perspectiva, um investimento maior, que gera confecções mais robustas, de tamanhos médios a grandes. Sem falar no acabamento de certas peças como o cachecol, que fica lindíssimo com uma trança.
Então, para fazer peças de lã você tem que estabelecer, em primeiro lugar, o tamanho (P, M, G, GG). Já no caso do cachecol, o que vale é a metragem.
Veja só quantos novelos de lã você precisa para criar as seguintes peças:
Casaco de lã
O casaco de lã é uma peça que não pode faltar na sua coleção de inverno. Confira alguns exemplos de fios de lã logo abaixo!
Camisa de lã GG: 4 a 6 novelo de lã Círculo Charme ou Pingouin
Calça de lã
Calças de lã geralmente são feitas à máquina, quando se quer o estilo tricô, mas você pode fazer à mão com o método do crochê. Veja exemplos de linhas para modelos de calça pantalona ou pantacourt:
Peça de destaque no inverno, o cachecol de lã fica super charmoso com apenas 2 novelo de lã da marca Círculo Batik 100g, que vem em cores mescladas.
Outra opção, é usar 2 novelo de lã da tradicional lã Pingouin Família 40g nas mais de 60 cores.
Para finalizar, faça um acabamento trançado ou com franjas.
E o mais incrível é poder contar com a Armarinho Ambar, que é referência no ramo de venda por novelo de lã e fios de tricô, além de muitos outros produtos de linha textil.