Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Alfinete
Conheça mais sobre o Alfinete, muito utilizado no ramo têxtil. Saiba os tipos, quando devem ser utilizados e onde encontrar os melhores preços do mercado!
O Alfinete é semelhante à agulha e nesta explicação você descobrirá que este item, muito utilizado tanto na costura quanto na modelagem, possui funcionalidades interessantes, como para marcar ou prender tecidos que precisam ser ajustados e até mesmo em itens de papelaria.
Cada alfinete é fundamental para quem costura, faz trabalhos de artesanato em tecidos, como o patchwork e outros tipos igualmente belos como em bordados, fitas e barrados de renda.
Dessa forma, é possível perceber que existem diversos tipos, eque é importante conhecermos cada um, como funcionam e sua finalidade, para então tirarmos o maior proveito dele na nossa confecção.
O que são os Alfinetes?
O alfinete de costura é uma haste de metal pequena que projeta uma ponta aguçada e outra arredondada (a cabeça). Essa ponta da “cabeça” é, aliás, o que mais diferencia os tipos de alfinetes.
Semelhantes aos tradicionais, os alfinetes de costura servem principalmente para marcar determinados pontos da peça em uso, seja na hora de passar uma roupa, seja para fazer ajustes ou até mesmo confeccioná-la.
Em outros idiomas e regiões no mundo, é curiosamente chamado de mola, ou simplesmente prisão da roupa.
Como é usado o Alfinete na costura?
O alfinete é usado na costura para:
unir, ou pregar peças de roupa com tecidos variados;
marcar costuras ou partes que vão ser passadas a ferro;
segurar outros acessórios que vão ser usados na confecção como folhas de papel, retalhos, pedaços de bordados, rendas, couro, etc.
Além de serem grandes ferramentas nos mais variados trabalhos de patchwork, o alfinete ainda costuma ser usado de acordo com o tipo, para auxiliar no crochê ou tricô, ainda que seja menos comum.
Quais os tipos de Alfinetes?
Os tipos de alfinete, desde que existem no universo da costura e modelagem, variam conforme o peso, o material, o comprimento, a ponta ou a cabeça. Assim, se considerarmos cada característica já contamos mais de 20 tipos. Porém, existem ao menos 3 tipos de alfinete universais, vejamos todos eles:
Alfinete de segurança
Esse tem maior frequência de uso, pois se tornou um hábito antigamente prender fraldas de pano, já que possui um fecho. O alfinete de segurança também é útil para ajustar roupas na hora de sair, como uma calça mais larguinha ou uma blusa transpassada com decote que ficou frouxo.
O interessante é que tem alfinete de segurança de vários tamanhos, a começar pelos bem pequenos, de 2 centímetros, prático de encaixar no forro mais soltinho e sem marcar o caimento, até os maiores, de 6 centímetros indicados para tecidos mais grossos como a lã, por exemplo, sem estragar a peça.
Você também pode aproveitar o alfinete de segurança como acessório decorativo e personalizar suas roupas favoritas, boinas, tênis e outros.
Alfinete de cabeça
O conhecido alfinete de cabeça é perfeito para encaixar em peças que ainda estão em criação, bem como para marcar aquela área do tecido que precisa de corte ou passar à máquina.
Agora, se o caso for roupas já prontas, mas que precisam de pequenos ajustes, você também consegue encaixar o alfinete de cabeça na manga, barra e cintura. A vantagem é que ele é bem fininho, então dá para ajustar com a roupa na pessoa, o que confere maior certeza do comprimento ou altura antes de cortar certinho!
Uma dica de como usar o alfinete de cabeça na barra de roupa, aliás, é que você precisa passar a ferro no local que marcou antes de costurar à máquina.
O alfinete de cabeça também é o melhor tipo para tecidos mais leves, se você comprar o de 20 milímetros, enquanto que para peças mais grossas (jeans, lã, sarja) vale o que tem mais de 50 milímetros.
Alfinete com a cabeça de vidro
A melhor opção de alfinete de cabeça para marcação de costura em geral é o que tem a cabeça de vidro, pois não derreterá junto a temperatura do ferro.
Cabeça de plástico
Quando você for trabalhar com tecidos mais espessos, a dica é utilizar alfinetes fortes e longos, que possam atingir todas as camadas da confecção.
Mesmo que os de plástico não sejam resistentes à temperatura do ferro, eles não são um problema real para seu projeto de costura, visto que os tecidos acolchoados só são passados a ferro antes e depois do uso dos alfinetes.
E ainda tem a vantagem de que nas colchas ― geralmente compostas de algodão resistente ― pode-se usar pinos de todas as espessuras, pois elas suportam bem.
Alfinete sem cabeça
Já o alfinete sem cabeça é bem mais fininho, perfeito para aquela modelagem feita no busto do manequim ou direto no corpo. Para este trabalho, o alfinete sem cabeça funciona principalmente em peças delicadas com renda, de cetim ou seda.
Alfinete para patchwork
Usar alfinete em patchwork é uma obra de arte, pois é preciso manusear alfinetes mais longos que possam prender as 3 camadas que formam o projeto: o tampo de retalhos, o forro e o enchimento.
Um detalhe que caracteriza o alfinete para patchwork é ter sua cabeça mais achatada que um alfinete comum, porque isso facilitará na hora de colocar uma régua por cima do tecido e cortá-lo ou então, de costurar a peça na máquina.
Se você deseja realizar um trabalho de patchwork no seu pano de prato, almofada, bolsa e muitos outros, confira nossa linha completa de corte para patchwork!
Quais as cores que podem ser encontradas de Alfinetes?
Se você procura alfinete de segurança, as opções são no prata e no dourado, cores básicas que combinam até com a montagem de looks personalizados. Já o alfinete de cabeça é o tipo de alfinete que você mais encontra com variedade de cores, seja a cabeça de vidro ou de plástico.
A ideia de usar alfinete com cores é justamente para facilitar a marcação, de forma que você não se perca na roupa e espete o corpo do seu modelo.
Quantos Alfinetes podem ser comprados em conjunto?
Atualmente, você pode comprar todos os tipos de alfinete em forma de kits e conjuntos, em estojos, caixas e até mesmo em discos.
Em cada tipo de conjunto, há cerca de 50 pinos ou mais de 500, por isso, vale muito a pena aproveitar a variedade de alfinetes quando você tem mais de uma peça para trabalhar no dia, como em projeto de costura, modelagem, patchwork ou trabalho de arte e decoração.
Quais números do produto Alfinete?
Estes são alguns dos mais procurados com os respectivos números:
Alfinete para patchwork (patch 3006 e 3007, UT 525).
Lembre-se de combinar o alfinete com o tipo de tecido ou peça de retalho para segurar bem as camadas e não estragar.
Onde comprar os melhores Alfinetes?
No Armarinho Ambar, você consegue montar todo o conjunto de ferramentas para seu projeto. Além de toda a variedade de itens de costura, crochê e tricô, você também encontra alfinete de segurança, alfinete patchwork e alfinete de cabeça com preços incríveis.
Temos todas as numerações para alfinete sem cabeça das duas melhores marcas: Bacchi e Milward. Bem como nossas opções de alfinete de segurança com diferentes tamanhos e nas cores prata e dourado.
Já no caso do seu projeto de patchwork, o Armarinho Ambar oferece alfinete multicolor para facilitar sua confecção. Nós também disponibilizamos a linha completa de materiais além do alfinete, que é a base (nas cores rosa e verde), a régua e o cortador!
O alfinete que você quer está aqui no Armarinho Ambar, com um preço barato e comodidade de entrega, venha conferir!