Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Pincel
Aprenda mais sobre os pincéis artísticos, quais as características e como escolher a opção correta para cada técnica de pintura, confira!
Quem é artista sabe da importância de estar sempre bem equipado com os melhores equipamentos e materiais disponíveis. A pintura é outra área artística que requer atenção minuciosa na escolha de seus materiais, principalmente, na escolha de pincéis para pintura artística.
Como e quando usar Pincel Artístico ideal
Antes de escolher um pincel artístico ideal, é necessário ter em mente o tamanho e tipo de técnica para obra que se deseja realizar.
Se você tem em mente pintar desenhos que sejam pequenos, o ideal é escolher pincéis pequenos. Para telas grandes, com desenhos de médio a grande porte, o indicado é usar pincéis igualmente grandes.
A numeração de pincéis para pintura varia de 000 até 20, e cada característica de um pincel influencia na realização de uma pintura.
As cerdas, pelos, filamentos, tamanho, peso e forma, fazem toda a diferença para quem gosta de pintar.
Diferentes tamanhos e formatos para diferentes pintura
É comum que num impulso artístico, o artista esqueça de se preocupar com a escolha certa do pincel para sua obra. Por isso, conhecer os diferentes tipos e formatos de pincéis para pintura artística é muito importante.
O principal é focar nas cerdas, no cabo e na ponta dos pincéis para pintura artística.
Importância das cerdas do pincel
As cerdas são uma parte fundamental de cada pincel. Elas podem ser naturais, advindas de qualquer cabelo ou pelo de animais, e sintéticas (filamentos de nylon extrudado).
Para uma obra de qualidade, é necessário ter uma cerda também de igual qualidade. As cerdas sintéticas já alcançaram a mesma qualidade das cerdas naturais, tendo ainda maior durabilidade.
As cerdas naturais mais famosas são as de marta kolinsky, orelha de porco, esquilo, doninha e texugo.
Vale ressaltar que para escolha das cerdas também é preciso ter em mente o tipo de tinta que será utilizada. Enquanto as cerdas sintéticas são duras, lisas e elásticas, as cerdas naturais conseguem reter mais tinta. As sintéticas são ideais para pinturas com tintas acrílicas.
Qual cabo ideal para pincel artístico?
O cabo deve ser escolhido também conforme a técnica que será utilizada.
A escolha de um cabo ideal tem relação direta com o processo artístico do pintor. Cada artista possui uma técnica ou material de sua preferência, que traga conforto e auxílio para pintura.
De modo geral, cabos mais curtos são indicados para pinturas em aquarela. Já a escolha de uma alça longa, implica numa distância maior entre o artista e sua obra.
Usar um cabo de madeira é muito comum. Esse tipo de cabo traz segurança e conforto ao artista.
Como a ponta do pincel influência no desenho
A escolha da ponta do pincel, requer que se tenha bastante atenção, já que sua escolha tem influência direta nas técnicas de execução da pintura.
A ponta do pincel é capaz de proporcionar a produção de obras com textura ou de muita precisão.
Ponta Chata curta
Essa ponta é indicada para pincelar fundos.
Ponta Chata longa
Ideal para texturas e a organização de cores ao fundo.
Pontas Redondas
Apropriado para pintar contornos e retoques finos.
Pontas Convexas
Indicadas para esmalte e acabamento da obra.
Pontas de Amêndoas
Essa ponta é ideal para modelos e retoques.
Pontas em escova Biselado
Indicada para separação de cores.
Pontas de Leque
Adequado para fazer esmaltes ou o efeito borrado.
Viu que interessante são as possibilidades de texturas e efeitos? Agora segue digas legais para as ferramentas ideais para estes trabalhos.
Como escolher o pincel pelo tipo de pintura
Para escolher seu pincel segundo o tipo de pintura que deseja realizar, basta escolher seu pincel tendo em mente o tipo de cerda, ponta e cabo que podem proporcionar a melhor experiência durante o processo de pintura.
Para isso, é preciso se ater às principais técnicas de pintura, que são: pintura a óleo, aquarela e acrílica.
Pintura a óleo
Nas pinturas a óleo, precisa-se de uma cerda espessa, que permita o movimento dos pelos do pincel em meio a tintura pesada e densa do óleo.
Ainda mais pela tendência do óleo em deixar marcas e lesões nas telas. O mais indicado é usar um pincel fino.
Pintura Aquarela
Para pinturas em aquarela, indica-se escolher pincéis que possam reter uma boa quantidade de água e que tenham cabo curto.
Pintura Acrílica
Já que os solventes da tinta acrílica podem danificar seriamente as cerdas dos pincéis, recomenda-se o uso de cerdas sintéticas para esta técnica. As cerdas à base de nylon trazem grande resistência.
São ideais para pintar qualquer tipo de linha.
Depois de conhecer sobre os pincéis para pintura, seus formatos e tipos, que tal arriscar fazer uma pintura com base nessas dicas? Lembre-se de sempre priorizar as cerdas, o cabo e a ponta de seu pincel antes de realizar uma obra de arte.